Sunday, January 5, 2014

262 – The Beatles – There’s a place (1963)

Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada no famoso 11 de fevereiro de 1963 e lançada no primeiro disco dos Beatles, Please please me, em 22 de março de 1963. Foi também lançada como compacto nos Estados Unidos, em 2 de março de 1964, como sendo o Lado B do compacto que tinha Twist and Shout como Lado A. John e Paul cantam juntos os vocais principais e George Harrison fez os backing vocals. 

O titulo da música foi inspirado na música Somewhere, de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, de West Side Story, que tinha a frase There’s a place for us”. Paul tinha o disco da trilha sonora quando estavam escrevendo There’s a place e usaram essa frase pra dá o título da música. 

O “Place” em questao era a “Mente”, fazendo com o assunto da música fosse mais cerebral do que o beijando e abraçando do cancioneiro juvenil britânico da época, e também mais cerebral do que a surf music dos Estados Unidos daquela época. John disse que There’s a place foi uma tentativa dele de imitar a Motown, de imitar a música negra. “In my mind there’s no sorrow…”, tudo está na sua mente, ele disse. 

John e Paul cantaram juntos. Paul com o tom mais alto, John com o mais baixo. Paul disse que eles apenas cantaram e não tiveram que decidir qual tom eles estavam até depois quando foram escrever na partitura.

Foi comppsta da casa de Paul, na Forthlin Road e ficou sendo parte do repertório do grupo ao vivo em 1963. Possui uma introdução de gaita em sétima maior, que depois é reprisada na música, e as duas partes vocais em quintas, John baixo e Paul alto, se tornou uma das musicas dos Beatles consideradas “milestone”. Gravaram em 10 takes. 

John fez os vocais principais, tocou guitarra rítmica e gaita. Paul tocou baixo e fez os vocais principais. George Harrison tocou guitarra solo e fez os backin vocals. Ringo tocou bateria. 

Charly Garcia gravou uma versão ao vivo em 1995. 

A letra:

There is a place,
Where I can go,
When I feel low,
When I feel blue.
And it's my mind,
And there's no time when I'm alone.

I think of you,
And things you do,
Go 'round my head,
The things you said,
Like "I love only you."

In my mind there's no sorrow,
Don't you know that it's so.
There'll be no sad tomorrow,
Don't you know that it's so.

There is a place,
Where I can go,
When I feel low,
When I feel blue.
And it's my mind,
And there's no time when I'm alone.

There's a place...


A versão original dos Beatles:



A versão de Gabrielle Aplin pra BBC:



Charly Garcia vivo:

No comments:

Post a Comment