quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

261 – The Four Seasons – Walk like a man (1963)




Escrita por Bob Crewe e Bob Gaudio, foi gravada em janeiro de 1963 e lançada ainda em janeiro de 1963 no lado A de um compacto simples que tinha Lucky Ladybug como Lado B. O produtor foi Bob Crewe. Foi originalmente gravada pelos Four Seasons. 

A canção apresenta a voz grave de Nick Massi como contraponto à voz de falseto do cantor principal Frankie Valli. Foi o terceiro hit número 1 deles, sendo que essa chegou ao número 1 em 2 de março de 1963, ficando lá por três semanas. 

Durante a gravação dessa música, os bombeiros receberam um chamado pra apagar um incêndio no Abbey Victoria Hotel, o prédio que tinha o Ste-Phillips Recording Studios. O produtor Bob Crewe, tentava chegar ao take perfeito enquanto fumaça e água entravam na porta do estúdio. Crewe não deixava ninguém sair, e todo mundo ficando nervoso, mas o produtor queria o take perfeito. Até que os bombeiros invadiram a porta com machados e colocaram todos pra fora. 

Walk like a man é parte da lista das 500 canções que deram forma ao rock and roll do The Rock and Roll Hall of Fame. 

Em 1985, Divine gravou uma versão de Walk like a man. Essa versão chegou ao número 23 no Reino Unido, 28 na Suíça e 52 na Alemanha. 

A música aparece na primeira cena do filme The Wanderers, de 1979. Também é ouvida 4 vezes no filme Heart and Soul, de 1993, que tem Robert Downey Jr., Elizabteh Shue, Kyra Sedgwick, entre outros. Os fantasmas usam a canção como portais pra comunicação com o personagem central. 

No filme Sleepers, de 1996, os quatro amigos e Carol cantam a canção no fim do filme. Foi também o nome de um episódio dos Sopranos, em 2007. 

A Letra:

Walk like a man

Oh, how you tried to cut me down to size
Tellin' dirty lies to my friends
But my own father said "Give her up, don't bother
The world isn't comin' to an end"
(He said)


Walk like a man, talk like a man
Walk like a man my son
No woman's worth crawlin' on the earth
So walk like a man, my son


Bye bye baby, I don't-a mean maybe
Gonna get along somehow
Soon you'll be cryin' on account of all your lyin'
Oh yeah, just look who's laughin' now
(I'm gonna)


Walk like a man, fast as I can
Walk like a man from you
I'll tell the world "forget about it, girl"
And walk like a man from you


A versão original dos Four Seasons:



Frankie Valli com sua versão depois de muitos anos:



 A cena final de Sleepers:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1940 – George Harrison – Your love is forever (1979)

  Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978 e lançada em 14 de fevereiro de 1979 no disco George Harrison,...