segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

259 – The Beatles – Misery (1963)



Escrita por Lennon e McCartney, foi gravada no dia 11 de fevereiro de 1963, em onze takes, e lançada no dia 22 de março de 1963, no álbum Please please me, o primeiro dos Beatles. Era uma canção mais do estilo de John do que de Paul, mas foi escrita pelo dois. 

Kenny Lynch lançou um single com Misery, tornando-se assim a primeira canção dos Beatles a ser lançada por outro artista. 

Em fevereiro de 1963, Helen Shapiro era a cantora britânica de maior sucesso, chegando ao sucesso dois anos antes, com a idade de 14 anos e os Beatles eram o quinto a tocarem na turnê que rodou toda a Inglaterra. 

Norrie Paramor, a manager dela estava procurando material pra um álbum de country que ela queria gravar em Nashville, Tennessee e sugeriu que os Beatles fizessem uma canção pra ela. Nascia assim Misery, que começou a ser escrita nos camarins antes dos Beatles tocarem no King’s Hall, Stoke-on-Trent, em 26 de janeiro de 1963, e depois completada na casa de Paul, na Forthlin Road. 

Paramour não gostou da música e recusou. Assim Kenny Lynch, que estava na mesma turnê, gravou-a. Em 1973, Lynch apareceria na fotografia da capa do disco de Paul chamada Band on the run. 

Quando os Beatles precisavam de material pra compor o álbum Please please me, eles gravaram Misery eles mesmo, dando o tratamento que ficou. George Martin tocou piano na gravação original. John tocou guitarra rítmica e fez os vocais. Paul tocou baixo e fez os vocais. George Harrison tocou guitarra solo e Ringo Starr bateria. 

Eva Braun regravou-a em 1993 no disco unplugged. 

A letra:

The world is treating me bad, misery.

I'm the kind of guy,
Who never used to cry,
The world is treating me bad ,misery!

I've lost her now for sure,
I won't see her no more,
It's gonna be a drag, misery!

I'll remember all the little things we've done
Can't she see she'll always be the only one, only one.

Send her back to me,
'Cause everyone can see
Without her I will be in misery

I'll remember all the little things we've done.
She'll remember and she'll miss her only one, lonely one.

Send her back to me,
'Cause everyone can see,
Without her I will be in misery (oh oh oh)
In misery (ooh ee ooh ooh)
My misery (la la la la la la)


A versão dos Beatles, original:



A versão de Kelly Lynch:



Agora a versão de Eva Braun:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1939 – Supertramp – Oh, darling! (1979)

  Escrita por Rick Davies, foi gravada entre maio e dezembro de 1978 e lançada no disco Breakfast in America, o sexto disco da banda. Fo...