quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

256 – The Beatles – This boy (1963)



Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada em 17 de outubro de 1963 e lançada em 29 de novembro de 1963 no Lado B de um compacto simples que tinha I want to hold your hand como Lado A.
Os Beatles viriam a tocá-la ao vivo em 16 de fevereiro de 1964 na segunda aparição deles no Ed Sullivan Show. 

A composição da música foi uma tentativa de John Lennon de escrever no estilo de Smokey Robinson, na época uma estrela da Motown. A música usada pra se espelhar foi I’ve been good to you, de Robinson. This boy tem a mesma mudança de acordes circular do doo-wop, mesma melodia e mesmo arranjo. 

Também possui muita semelhança com You don’t understand me, um lado B de um compacto de Bobby Freeman. Paul McCartney disse que a música To know him is to love him, dos Teddy Bears, de 1958, foi também bastante influente na composição de This boy. 

John, Paul e George se juntam para cantar uma harmonia de três vozes nos versos e refrão. Originalmente o middle eight era pra ser um solo de guitarra, mas desistiram durante a gravação. Técnica similar foi usada em Yest it is e Because. A canção é Ré maior, fica circulando num estilo dos anos 1950s I-IV-II-V (sequência doo wop) em tempo 12/8, antes de mover para o harmonicamente completo middle eight (G-F#7-Bm-D7-G-E7-A-A7) e de volta novamente para o verso final e o fade-out. 

Uma versão instrumental de This boy foi orquestrada por George Martin, e usada como música incidental durante a cena de Towpath de Ringo Starr no filme A hard day’s night. A música ficou com nome de Ringo’s theme (This boy) e foi lançada como compacto simples em 7 de agosto de 1964, com And I love her no Lado B, mas não chegou aos charts ingleses, embora tenha chegado ao número 53 nos charts americanos no final de 1964.  

Eles gravaram em 17 de outubro de 1963, no mesmo dia que gravaram I want to hold your hand e You really got a hold on me. A gravação foi feita em 15 takes e dois overdubs. A canção foi gravada com dois finais embalados, mas foi colocado um fade-out na sessão de mixagem de 21 de outubro. Dois takes foram juntos pra fazer a final master, com edição entre o middle eight e o verso final. 

Outros takes foram oficialmente lançados. Uma versão ao vivo foi lançada no Anthology 1 e dois takes incompletos da gravação original no compacto de Free as a bird. John fez os vocais e tocou violão. Paul fez os vocais e tocou baixo. George Harrison fez os vocais e tocou guitarra solo e Ringo tocou a bateria.  

A letra:

That boy took my love away,
He'll regret it someday,
But this boy wants you back again.

That boy isn't good for you,
Tho' he may want you too,
This boy wants you back again.

Oh, and this boy would be happy,
Just to love you, but oh my-yi-yi-yi,
That boy won't be happy,
Till he's seen you cry-hi-hi-hi.

This boy wouldn't mind the pain,
Would always feel the same,
If this boy gets you back again.
This boy. This boy. this boy.


A gravação original dos Beatles:



Os Beatles ao vivo no Ed Sullivan Show, em Novembro de 1963:



This boy instrumental, na cena de Ringo no filme A Hard day's night:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1940 – George Harrison – Your love is forever (1979)

  Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978 e lançada em 14 de fevereiro de 1979 no disco George Harrison,...