terça-feira, 3 de dezembro de 2013

253 – The Beatles – I’ll get you (1963)



Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi o Lado B do compacto simples que tinha She loves you como Lado A. Foi lançada em 23 de agosto de 1963 no Reino Unido e em 16 de setembro de 1963 nos Estados Unidos. Foi gravada em primeiro de julho de 1963 nos estudios da EMI em Londres, e teve George Martin como produtor.  

Tipicamente o estilo vocal dos Beatles no período, John e Paul cantam em uníssono na maioria da música, ficando apenas alguns momentos onde eles fazem harmonia. Mas raramente, não existe um solo de guitarra. A guitarra solo é virtualmente reduzida à segunda guitarra rítmica. O instrumento mais proeminente da música é o baixo de Paul e a gaita de John. Gaita essa que foi feita um overdub nas pressas pois o tempo de gravação havia acabado. 

Paul disse que compuseram essa canção na casa da tia de John onde ele morava, na Menlove Avenue. Isso foi raro, pois a tia Mimi não aprovava os Beatles e não deixavam eles à vontade por lá. 

A frase que começa a canção, “Imagine I’m in love with you” foi inovativa, puxando o ouvinte imediatamente pra história. Paul citou isso como um exemplo do inicio da influência de Lewis Carroll nas letras de John, um artificio que ele iria usar novamente em Lucy in the Sky with Diamonds, Strawberry Fields Forever e Imagine. 

Paul disse que o acorde usado na mudança na hora  da frase  “It’s not like to pretend”, que sai de um Ré maior pra Lá menor, foi tirado da música All my trials, gravada por Joan Baez. Paul disse que gostou também do jeito meio gay que eles cantam, tirando onda de apaixonado. 

Primeiramente foi lançada como o Lado B de She loves you, em 28 de agosto de 1963 no Reino Unido e 16 de setembro de 1963 nos Estados Unidos, como dito anteriormente. Foi relançado nos Estados Unidos em 21 de maio de 1964 como o Lado B de Sie Liebt Dich, uma versão em alemão de She Loves you.  

Uma versão ao vivo dela foi gravada no London Palladium em 13 de outubro de 1963 e inclusa no Anthology 1. Uma outra versão foi gravada nos estúdios da BBC em Paris em 16 de julho de 1963, pro programa Pop Go The Beatles, edição número 9, mas nunca foi lançada oficialmente. 

Não existe os tapes masters de I’ll get you. O procedimento comum nos estúdios Abbey Road naquele tempo era apagar as sessões originais de two track para os compactos, uma vez que eles tinham sido mixados. Este foi o destino de dois compactos dos Beatles, totalizando quatro canções: Love me do, P.S. I love you, She loves you and I’ll get you. 

Tem um negócio no meio da música que ninguém sabe se foi proposital ou se deixaram sem querer no tape final. Na ponte da canção, depois da frase “Well, there’s gonna be a time…”, Paul canta “When I’m gonna change your mind” e ao mesmo tempo John canta “When I’m gonna make your mine”, resultando numa mistura das duas frases. 

John cantou, tocou violão semi acústico e gaita. Paul cantou e tocou baixo elétrico. George Harrison tocou guitarra e fez os backing vocals. E Ringo tocou a bateria. 

A letra:

Woh yeah, oh yeah.
Imagine, I'm in love with you,
It's easy because I know,
I've imagined, I'm in love with you,
Many, many, many times before.

It's not like me to pretend,
But I'll get you in the end,
Yes I will, I'll get you in the end, oh yeah, oh yeah.

I think about you night and day,
I need you and it's true.
When I think about you, I can say,
I'm never, never, never, never blue.

So I'm telling you, my friend,
That I'll get you, I'll get you in the end,
Yes I will, I'll get you in the end, oh yeah, oh yeh.

Well, there's gonna be a time,
When I'm gonna change your mind.
So you might as well resign yourself to me, oh yeah.

Imagine, I'm in love with you,
It's easy  because I know,
I've imagined, I'm in love with you,
Many, many, many times before.

It's not like me to pretend,
But I'll get you, I'll get you in the end,
Yes I will, I'll get you in the end,
Oh yeah, oh yeah.


A versão original dos Beatles remasterizada:



I'll get you ao vivo, lançado no Anthology 1, em 1995:



Paul McCartney ao vivo em 2006 com I'll get you:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1938 – Pink Floyd – Another brick in the wall (Part 2) (1979)

  Escrita por Roger Waters, foi gravada entre abril e novembro de 1979 e lançada em 23 de novembro de 1979 no compacto que tinha One of...