sexta-feira, 1 de novembro de 2013

247 – The Beatles – Thank you, girl (1963)



Escrita por John Lennon e Paul McCartney, só foi lançada em compacto simples, nunca em um LP original inglês. Foi o lado B do compacto que tinha From me to you como Lado A. Foi lançado em 11 de abril de 1963 no Reino Unido e em 27 de maio de 1963 nos Estados Unidos. Foi gravada nos estúdios da EMI em Londres, e produzida por George Martin. 

Tanto Thank you girl como From me to you foram gravadas no mesmo dia, em 5 de março de 1963. Chegou ao número 35 dos charts pop americanos na primavera de 1964. 

Originalmente se chamava Thank you, little girl. Foi escrita pras fãs da banda, como um agradecimento à todas as garotas que escreviam pra banda, como um sincero agradecimento. Fizeram a música juntos. É uma contribuição dos dois. 

A canção foi gravada em 13 takes, assim como From me to you. Essa sessão de gravação ficou famosa também porque eles tocaram pra George Martin outras duas composições que iriam aparecer mais tarde nos discos dos Beatles. A primeira foi One after 909, que só seria lançada em 1970, no disco Let it be e What goes on, que apareceria no Rubber Soul, em 1965. Ensaiaram as duas, mas apenas One after 909 foi gravada, embora o resultado tenha sido insatisfatório pros padrões de George Martin. 

A mixagem estéreo da canção é bem diferente da versão mono. Na versão estéreo, mais linhas de gaita podem ser ouvida. Também possui um reverb adicionado pela Capitol Records. 

John cantou com double track, tocou guitarra rítmica e gaita. Paul tocou baixo e fez backing vocals. George tocou guitarra solo e Ringo tocou bateria. 

A letra:

Oh, oh,
You've been good to me,
You made me glad
When I was blue,
And eternally I'll always be
In love with you,
And all I gotta do
Is thank you girl, thank you girl.

I could tell the world
A thing or two about our love,
I know little girl,
Only a fool would doubt our love,
And all I gotta do
Is thank you girl, thank you girl.

Thank you girl for loving me
The way that you do, (way that you do),
That's the kind of love
That is too good to be true,
And all I gotta do
Is thank you girl, thank you girl.

Oh, oh,
You've been good to me,
You made me glad
When I was blue,
And eternally I'll always be
In love with you,
And all I gotta do
Is thank you girl, thank you girl.
Oh, oh.


A versão original dos Beatles, somente áudio:



A versão ao vivo da BBC de Londres:



A versão divertida de Yann and The Yanns:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1938 – Pink Floyd – Another brick in the wall (Part 2) (1979)

  Escrita por Roger Waters, foi gravada entre abril e novembro de 1979 e lançada em 23 de novembro de 1979 no compacto que tinha One of...