terça-feira, 22 de outubro de 2013

245 – Bob Dylan – The girl from the North Country (1963)



Escrita por Bob Dylan e lançada no disco The Freewheelin’ Bob Dylan em 27 de maio de 1963, o segundo disco da carreira de Bob Dylan. Dylan viria a regravar a música com Johnny Cash em dueto em 1969. Se transformou na primeira música do nono disco da carreira de Dylan, chamado Nashville Skyline. Dylan também gravaria essa canção no seu show de 30 anos de carreira. 

A canção foi escrita após a primeira viagem de Dylan pra Inglaterra em dezembro de 1962. Quando concluiu essa canção, ele achou que o seu segundo álbum estava completo. A música novamente foi feita pra Suze Rotolo. Dylan deixou a Inglaterra pra ir pra Itália procurar Suze, cujos estudos dela na Itália estavam atrapalhando o relacionamento dos dois. 

Dylan não sabia, mas Suze Rotolo havia deixado a Itália e estava indo pros Estados Unidos, no mesmo dia que Dylan chegou na Itália. Ele terminou a canção na Itália, inspirado pelo aparente fim do seu relacionamento. Quando voltou à New York City em janeiro, Dylan convenceu Suze à voltarem juntos e foram morar no apartamento dele na 4th Street. Suze Rotolo é a garota que tá na capa do disco Freewheelin’ Bob Dylan, andando de mãos dadas com ele na Jones Street, bem perto do apartamento em que moravam. 

Enquanto estava em Londres, Dylan conheceu muitas pessoas do cena folk local, incluindo o cantor de folk inglês Martin Carthy. Martin mostrou a Dylan um grande número de músicas tradicionais inglesas, incluindo um arranjo dele mesmo pra Scarborough Fair. Dylan então retirou aspectos da melodia e letra pra criar Girl from the North Country, incluindo a frase do refrão: “Remember me to one who lives there, she once was a trule love of mine”. 

Musicalmente, essa canção é bem próxima da Boot of Spanish Leather, lançada um ano após no seu disco The times they are a changing. 

Johnny Cash gravaria dois duetos. Um com o próprio Dylan, como dito acima e outro com Joni Mitchell. Waylon Jennings também gravaria uma versão. Joe Cocker e Leon Russel também gravaram um dueto. Rod Stewart gravou em 1974. Pete Townshend gravaria uma música chamada North Country Girl, sendo uma variação da música de Dylan. 

Link Wray and His Ray Men gravaram em 1965. The Black Crowes tocaram-a muito ao vivo, assim como Robert Plant.  
 
Rosanne Cash incluiu em seu álbum de 2009 chamado The List, que era uma lista de 100 músicas de country que Johnny Cash dizia ser essencial. Eddie Vedder gravou-a em 2011. Sting gravaria também sua versão nos anos 2000s. Counting Crows lançou uma versão ao vivo em 2012. 

A letra:

If you're traveling in the north country fair
Where the winds hit heavy on the borderline
Remember me to one who lives there
She once was the true love of mine.

If you go when the snowflakes storm
When the rivers freeze and summer ends
Please see if she's a coat so warm
To keep her from the howlin' winds.

Please see if her hair hangs long
If it rolls and flows all down her breast
Please see from me if her hair hangs long
That's the way I remember her best.

I'm a-wonderin' if she remember me at all
Many times I've often prayed
In the darkness of my night
In the brightness of my day.

So if you're travelin' in the north country fair
Where the winds hit heavy on the borderline
Remember me to one who lives there
She once was a true love of mine.


Eddie Vedder com The girl from the north country:



Crosby, Stills and Nash: 



Leon Russel e Joe Cocker:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1936 – The Police – Walking on the moon (1979)

Escrita por Sting, foi gravada entre fevereiro e agosto de 1979 e lançada em 5 de outubro de 1979 no disco Regatta de Blanc, o segundo ...