quarta-feira, 16 de outubro de 2013

242 – Trini Lopez – If I had a hammer (1963)



Escrita por Pete Seeger e Lee Hayes em 1949 para apoiar o movimento progressista, foi primeiramente gravada em 1950 pelos Weavers, um quarteto de musica folk formado por Seeger, Hays, Ronnie Gilbert e Fred Hellerman. Depois viria a ser gravada por Peter, Paul and Mary, em 1962. 

Foi tocada em público pela primeira vez em 3 de junho de 1949, na St Nicolas Arena, na 66th street em New York City, num jantar para os lideres do Partido Comunista dos Estados Unidos, que estavam em julgamento na Corte Federal, acusados de violar o Smith Act, pois estavam querendo tomar o poder nos Estados Unidos. 

A canção não foi bem sucedida nesse momento, em parte pelo clima politico do momento. Teve maior sucesso quando foi lançada por Peter, Paul and Mary, em agosto de 1962, chegando à ser um hit TOP 10 nos charts pop americanos.  

Alem das duas versoes citadas, The Limeliters gravaram uma versao em 1960. Em 1862, Geula Gill Trio, gravou uma versao em Hebreu, traduzida por drora Chavkin. Em 1963, Claude François lançou sua versao em frances que se chamava Si J’avais un marteau. Em 1963, Trini Lopes lançou sua versao que chegou ao número 3 dos charts pop americanos e que vem a ser a versao que escolhemos pra integrar a nossa lista. 

Ainda em 1963, Rita Pavone cantou uma versao em italiano chamada Datemi un martello. Tambem 1963, Bobby Darin gravaria sua versao. Outro grupo que gravaria essa canção em 1963 foi os Seekers. Em 1964 foi a vez de Sam Cooke. Em 1965 seria a vez de Johnny Rivers e Aretha Franklin. Em 1966, Mel Torme e The Four Tops gravariam essa canção. Em 1976, The Coasters gravariam a versao deles. Luther Vandross gravaria em 1996. Durante esses anos todos muitos artistas regravariam varias versoes dessa cancao, nas mais variadas linguas do mundo inteiro.  

A canção If I had a hammer foi a Freedom Song do Movimento dos Direitos Civis Americanos. O Wikileaks escolheu If I had a hammer como a “Wikileaks Song”.

O jogador de basquete Americano Hank Aaron, cujo apelidos sao “Hammerin’ Hank” e “The Hammer”, colocou o titulo da sua autobiografia de “I had a hammer”. No seriado Dexter, quarta temporada, tem um episodio chamado If a had a hammer, quando acontece uma investigacao de um serial killer que usava um martelo pra matar suas vitimas. 

A letra:

If I had a hammer
I'd hammer in the morning
I'd hammer in the evening
All over this land
I'd hammer out danger
I'd hammer out a warning
I'd hammer out love between
My brothers and my sisters ah-aaah
All over this land

If I had a bell
I'd ring it in the morning
I'd ring it in the evening
All over this land
I'd ring out danger
I'd ring out a warning
I'd ring out love between
My brothers and my sisters ah-aaah
All over this land.

If I had a song
I'd sing it in the morning
I'd sing it in the evening
All over this land
I'd sing out danger
I'd sing out a warning
I'd sing out love between
My brothers and my sisters ah-aaah
All over this land.

I got a hammer
And I got a bell
I got a song to sing
All over this land
It's the hammer of justice
It's the bell of freedom
It's the song about love between
My brothers and my sisters
All over this land
All over this land
All over this land
All over this land
All over this land


Trini Lopez ao vivo em 1963 com If I had a hammer:



Peter Seeger com Arlo Guthrie em 1993, ao vivo:



A versão de Johnny Rivers:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...