Friday, October 11, 2013

241 – The Beatles – Ask me why (1963)



Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada em 26 de novembro de 1962, e lançada em 11 de janeiro de 1963 no Reino Unido como Lado B em um compacto simples que tinha Please please me no lado A. Foi lançada no mesmo formato em 25 de fevereiro de 1963 nos Estados Unidos. Foi produzida por George Martin. Entrou tambem no primeiro album dos Beatles Please please me.  

Esta é uma canção basicamente somente de John, e só foi creditada à Paul pelo acordo que eles tinham de assinar todas as canções juntos. Esta canção fazia parte dos shows ao vivo deles antes do contrato de gravação e foi uma das tocadas nos estudios Abbey Road na audição do dia 6 de junho de 1962. 

A canção imita o estilo de Smokey Robinson and The Miracles, que influenciou muito John Lennon. A primeira linha de guitarra da música é a mesma de What’s so good about goodbye, de 1961. 

A canção é em E maior, com alguma tendencia ao C# e tem compasso 4/4. Estruturalmente, a canção é complexa e contem tres variacoes diferentes do verso. A canção tambem contem setimas paralelas de jazz na maioria dos acordes e tem um final vivo. 

Ask me why foi gravada originalmente nos estudios da Abbey Road em 6 de junho de 1962 com um numero de takes desconhecido. Os tapes daquele dia foram destruidos pela EMI. Assim, tiveram que gravar novamente em 26 de novembro de 1962. No mesmo dia, os Beatles ensaiaram uma cançao chamada Tio of my tongue, outra canção de John e Paul. Mas ela não viria a vingar com eles. Foi dada pra Tommy Quickly gravar. 

John fez os vocais principais e tocou guitarra ritmica. Paul tocou baixo e fez os backing vocals. George harrison tocou guitarra solo e Ringo tocou bateria. 

A letra:

I love you, 'cause you tell me things I want to know.
And it's true that it really only goes to show,
That I know,
That I, I, I, I should never, never, never be blue.

Now you're mine, my happiness still makes me cry.
And in time, you'll understand the reason why,
If I cry,
It's not because I'm sad, but you're the only love that I've ever had.

I can't believe it's happened to me
I can't conceive of any more misery.

Ask me why, I'll say I love you,
And I'm always thinking of you.

I love you, 'cause you tell me things I want to know.
And it's true that it really only goes to show,
That I know,
That I, I, I, I should never, never, never be blue.

Ask me why, I'll say I love you,
And I'm always thinking of you.

I can't believe it's happened to me.
I can't conceive of any more misery.

Ask me why, I'll say I love you,
And I'm always thinking of you.


A gravação original, dos Beatles, somente audio:



The Beatles, Ao vivo, gravacao pessima, na BBC, de 15 de junho de 1962, mas vale o registro:



Outra gravação da BBC de Londres, de setembro de 1962:



No comments:

Post a Comment