terça-feira, 8 de outubro de 2013

239 – The Rolling Stones – I wanna be your man (1963)



Cançao escrita por John Lennon e Paul McCartney. Escrita inicialmente por Paul McCartney, foi finalizada por John e Paul em um quarto onde estavam Mick Jagger e Keith Richards. Foi gravada pelos Stones em 7 de outubro de 1963 e lançada pela Decca em primeiro de novembro do mesmo ano em um compacto simples que tinha Stoned como Lado B. Teve Andrew Loog Oldham como produtor.

Foi o segundo compacto dos Stones, e I wanna be your man chegou ao número 12 dos charts britanicos. Na versao dos Stones, Brian Jones toca sua inconfundivel slide guitar e Bill Wyman toca seu baixo do cacete. É uma das poucas cancoes dos Stones a ter Brian Jones nos backing vocals. Nos Estados Unidos, a cançao foi lançada em 6 de março de 1964, como lado B de Not fade away. 

A historia contada pelos Stones e por seu manager é que eles encontraram John e Paul na rua, vindos de um almoco de alguma premiacao. Contaram pra eles que os Stones estavam procurando novo material para um compacto simples. John e Paul foram com eles pra sessao de gravacao deles no De Lane Lea Studio e terminaram uma canção que haviam começado, e essa era I wanna be your man. 

Mick Jagger falou em 1968 que eles conheciam os Beatles já e eles trouxeram essa cançao. Os Stones pensaram que realmente era comercial e colocaram um estilo Elmore James nela. Mick jagger disse ainda que não havia escutado a música por muito tempo, mas tem certeza que deve ter ficado uma bosta, pois ninguem a produziu de verdade. Mas ele diz ainda, que não liga pois foi um hit e que dava muito certo no palco. 

Bill Wyman lembra que a cançao não era bem assim, mas eles adaptaram ao estilo deles. Disse que eles aprenderam logo de cara a música, pois não tinha muito pra apredenr. Entao Brian pegou sua guitarra e meteu um slide e todos pensaram, é, assim tá melhor. Vamos sujar um pouco e pronto, tinham uma nova canção, mais dura, mais Stones, mais Elmore James. 

Lançada so em compacto, não foi lançada num disco dos Stones, apenas em compilacoes posteriores, nos anos 1970s. 

Mick Jagger fez os vocais principais. Brian Jones fez os backing vocals e tocou slide guitar. Keith Richards tocou guitarra ritmica. Bill Wyman baixo e Charlie watts tocou bateria. 

Keith Richards tocou essa canção ao vivo com seu grupo X-Pensive Winos na turnê deles de 1988 nos Estados Unidos. Tambem ao vivo gravaram os Stones em 2012, na turnê de 50 anos da banda.

Os Beatles gravariam sua versao, lançada no segundo LP dos Beatles chamado With the Beatles, lançado em 22 de novembro de 1963, produzido por George Martin.  Essa versão dos Beatles foi gravada com Ringo Starr nos vocais. No começo da música, um acorde de E é tocado na guitarra em um amplificador Vox AC30.

John Lennon falou mal da canção em 1980, como ele falava mal de quase tudo dessa epoca. Ele disse que era uma canção que eles iriam jogar fora. Disse John, pra voce ver, só quem gravou foi Ringo e os Stones, só pra voce ver a importancia que nós demos à ela. Afinal, nós não iriamos dar nada que fosse especial pra eles, certo?

Os Beatles iriam gravar duas versoes dessa canção pra BBC. Uma versao pro Saturday Club, gravada em 7 de janeiro de 1964 e que foi ao ar em 15 de fevereiro. A segunda versao foi a que foi lançada no Live at the BBC, no show From us to you. Foi gravada em 28 de fevereiro e foi ao ar em 30 de março. Os Beatles tambem iriam gravar uma vesao no show de TV Around the Beatles, gravado em 19 de abril de 1964. Esta versao seria lançada no Anthology 1, de 1995.

Na versao dos Beatles, Ringo tocou bateria, maracas e fez os vocais principais. John tocaria guitarra ritmica semi acustica e fez os backing vocals. Paul tocou baixo eletrico e fez os backing vocals. George Harrison tocou guitarra solo eletrica e George Martin tocou um orgao Hammond.

Bob Dylan gravaria uma música em 1966 chamada I wanna be your lover, que foi lançada em 1985 no box chamado Biograph.

Ringo Starr tocou essa cancao com sua All Starr Band entre 1989 até 2012-2013. Ela apareceu em vários discos de Ringo Starr. Foi gravada em 1973 por Suzi Quatro, The Stooges em 2007, com Iggy Pop, entre outros artistas. 

A letra:

I wanna be your lover, baby,
I wanna be your man
I wanna be your lover, baby
I wanna be your man
Tell me that you love me, baby
Tell me you understand
Tell me that you love me, baby
Tell me you understand
I wanna be your man
I wanna be your man
I wanna be your man
I wanna be your man

I wanna be your man
I wanna be your man
I wanna be your man
I wanna be your man

Tell me that you love me, baby
Tell me you understand
Tell me that you love me, baby
Tell me you understand

I wanna be your lover, baby
I wanna be your man
I wanna be your lover, baby
I wanna be your man  


Stones ao vivo em 1964:



Os Beatles fazendo playback, com Ringo nos vocais:



Ringo ao vivo em 2006: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1939 – Supertramp – Oh, darling! (1979)

  Escrita por Rick Davies, foi gravada entre maio e dezembro de 1978 e lançada no disco Breakfast in America, o sexto disco da banda. Fo...