quarta-feira, 25 de setembro de 2013

233 – Johnny Cash – Ring of fire (1963)



Escrita por June Carter, esposa de Johnny Cash, e Merle Kilgore, foi gravada em 25 de março de 1963 e lançada por Johnny Cash em 19 de abril de 1963, pela Columbia Records, em um compacto simples que tinha I’d still be there no Lado B. Foi produzida por Don Law. Ela foi popularizada por Cash, mas já havia sido lançada anteriormente por Anita Carter, irmã de June, pela Mercury Records, pouco antes de Cash. 

Foi o maior hit da carreira inteira de Johnny Cash, ficando no número 1 dos charts country por sete semanas. Chegou ao numero 17 dos charts pop americanos, 27 na Alemanha e 77 na Suiça. Recebeu disco de ouro em 21 de janeiro de 2010, e já teve mais de 1.2 milhoes de downloads. 

A canção trata do momento em que June estava se apaixonando por Cash. A inspiracao foi a frase Love is like a burning ring of fire, tirada de um livro de poesia de posse de um tio dela, A.P. Carter. Ela trabalhou com Kilgore em escrever uma cancao inspirada nessa frase. Já a primeira esposa de Cash, diz que ele escreveu a canção e deu pra June pois ela estava precisando de dinheiro. 

Depois que ouviu a versao de Anita, Cash disse que teve um sonho de que a música deveria ter instrumentos de sopro mexicanos. Entao ele disse pra ela que daria seis meses, se ela não tivesse um hit, ele gravaria do jeito que ele achava que deveria ser. Ele disse que adicionando os sopros, iria provocar uma mudanca no basico da musica. Anita não teve um hit, entao Cash gravou adicionando os sopros no estilo Mariachi. 

Das inumeras versoes de Ring of fire, a que teve mais sucesso comercial foi a de Eric Burdon and The Animals. Foi gravada no fim de 1968, e chegou ao TOP40 em quatro países diferentes. Em 1974, Eric Burdon iria gravar uma versao mais pesada e em 2006, ele a tocaria bastante em seus shows. 

Em 1964, Les Gams, um grupo frances, fez uma versao em frances. Em 1967, Tom Jones gravaria a sua versao. Em 1976, foi gravada por Olivia Newton-John. Foi gravada ao vivo por Frank Zappa em 1988, lançada em 1991. 

Em 2010, Alan Jackson gravou uma versao com Lee Ann Womack, chegando ao numero 45 dos charts country. Em 1997, um grupo de música country mexicana chamado Caballo Dorado gravou uma versao em espanhol de Ring of fire chamada Rueda de fuego. Britney Spears tambem gravou sua versao no disco Go away. 

Ring of fire é o número 4 da CMT 100 maiores cancoes country de todos os tempos. É o número 87 das 500 maiores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone. A versao original de 1963 de Johnny Cash aparece no video game Tony Hawk’s Underground 2 e no Rock band 3. Uma versao ao vivo de 1987 aparece no videogame Guitar Hero 5. No video game Rock band, aparece a versao do Social Distortion. Em 1993, foi usada no comercial da Levi’s 501. Blondie gravou-a em 1980.  

A letra:

Love Is A Burning Thing
And It Makes A Fiery Ring
Bound By Wild Desire
I Fell Into A Ring Of Fire

CHORUS:
I Fell Into A Burning Ring Of Fire
I Went Down, Down, Down
And The Flames Went Higher

And It Burns, Burns, Burns
The Ring Of Fire
The Ring Of Fire

The Taste Of Love Is Sweet
When Hearts Like Ours Meet
I Fell For You Like A Child
Oh,But The Fire Went Wild

CHORUS
I Fell Into A Burning Ring Of Fire
I Went Down, Down, Down
And The Flames Went Higher
And It Burns, Burns, Burns
The Ring Of Fire
The Ring Of Fire

Love Is A Burning Thing
And It Makes A Fiery Ring
Bound By Wild Desire
I Fell Into A Ring Of Fire

I Fell Into A Burning Ring Of Fire
I Went Down(down), Down(down), Down(down)
And The Flames Went Higher Higher Higher

I Fell Into A Burning Ring Of Fire
I Went Down(down), Down(down), Down(down)
And The Flames Went Higher Higher Higher

And It Burns
OoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooYaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Johnny Cash com Ring of fire:



Eric Burdon com The Animals, a versão de 1968:



A versão de Alan Jackson, de 2010:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...