quarta-feira, 14 de agosto de 2013

227 – The Beatles – I want to hold your hand (1963)





Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada pelos Beatles em 17 de outubro de 1963, nos estudios EMI, em Londres. O famoso estudio da Abbey Road. Foi lançada em 29 de novembro de 1963 no Reino Unido em um compacto simples como Lado A e teve This boy como Lado B.  O produtor foi George Martin. Foi a primeira música dos Beatles a usar um equipamento de gravação de four tracks. 

O compacto teve encomendas acima de um milhao de cópias antes mesmo de ser lançado, o que iria pro topo das paradas britanicas sem problema no dia do lançamento, se não fosse outro sucesso do grupo, She Loves, que estava lá em cima, tambem acima de um milhao de vendas. Com duas semanas, I want to hold you hand chegaria ao topo e ficaria lá por 5 semanas e ficaria nos TOP 50 do Reino Unido por 22 semanas no total. 

Foi tambem o primeiro número dos Beatles nos Estados Unidos, entrando nos charts em 18 de janeiro de 1964 na posicao 45. Essa música daria início à um fenomeno chamado Britsh Invasion na industria da música americana. Em primeiro de fevereiro, I want to hold your hand já era número1 e ficou nessa posicao por sete semanas, sendo tirada de lá somente por She Loves you, ou seja, o contrário do que aconteceu no Reino Unido. I want to hold your hand foi o compacto mais vendido pelos Beatles no mundo inteiro. 

Essa música foi feita na casa dos pais da namorada de Paul, a atria Jane Asher. Paul estava morando lá no sotao. A casa era situada no 57 Wimpole Street, em Londres. Lá eles formaram o novo local de composição da dupla. John Lennon disse na entrevista para a Playboy em 1980 que fez essa música com Paul, no mano à mano, tentando no piano, até que Paul encontrou o acorde Mi Menor e disse “é isso” e John pediu pra ele fazer de novo e daí nasceu a canção. Paul McCartney em 1994 concordaria com a descrição de John de como fizeram essa música. Assim, essa é uma das autenticas Lennon e McCartney, uma vez que mais tarde eles iriam compor separados, só assinando juntos. 

O tom da canção é Sol e abre na frase “I’ll tell you”, com uma sequencia de Ré-Si, Si-Ré caindo e subindo no Sol. Existe uma controversia sobre o acorde que Lennon disse que Paul tinha feito no piano enquanto compunham a música. Uns acham mesmo que é um Mi Menor, da sequencia Sol-Ré com Sétima-Mi Menor). Outros acham que a queda do Si para o Fá contra o acorde Si com sétima na palavra “Understand”. Teoricos musicais se dividem sobre a ideia de que este acorde seria um Si Menor, Um Si Maior, ou um Si com Sétima ou Ainda um Sí com Quinta. 

A gravação dos Beatles dessa canção foi completada em 17 takes. Os Beatles usaram um orgao com som de guitarras. 

I want to hold your hand, juntamente com She Loves you, foram as duas únicas músicas que os Beatles gravariam em alemao. Ficou com o titulo de “Komm, gib mir deine hand” e She loves you ficou sendo “Sie liebt dich”. Foram traduzidas por um musico de Luxemburgo chamado Camillo Felgen.

Os alemaes queriam uma versao em alemao, pois diziam que os Beatles não iriam estourar lá se não fosse em alemao. Os Beatles detestaram a ideia e eram pra gravar essas versoes em alemao no dia 27 de janeiro de 1964, nos estudios da EMI em Paris, onde os Beatles estavam fazendo 18 shows no Olympia Theatre. Os Beatles decidiram boicotar a gravacao e não apareceram. George Martin ficou puto e exigiu que eles voltassem outro dia pro estudio e assim eles foram e gravaram. Uma das poucas vezes da carreira dos Beatles que iriam gravar fora de Londres. Mesmo assim, George Martin iria mais tarde dizer que os Beatles estavam certos, que não precisavam gravar em alemao pra estourar na Alemanha. Mas mesmo assim, George Martin disse que eles fizeram um ótimo trabalho na gravacao. 

Para provar que os Beatles estavam certos, e apesar de na época as versoes dessas duas musicas em alemao terem feito certo sucesso, são as versoes em ingles dessas duas músicas que são mais conhecidas até na Alemanha, deixando as versoes em alemao somente para alguns aficcionados. 

EMI e Brian Epstein conseguirao convencer a subsidiaria americana da EMI, chamada Capitol Records, que os Beatles poderiam fazer um impacto nos Estados Unidos, lançando I want to hold your hand com I saw her standing there como Lado B, em 26 de dezembro de 1963. A Capitol resistiu muito anteriormente pra lançar os Beatles na America. 

Assim, os selos Vee-Jay e Swan lançaram os Beatles antes na America. Aproveitando a oportunidade, Brian Epstein pediu 40 mil dólares à Capitol pra promover esse compacto. Era muita grana, tendo em vista que o máximo que os Beatles tinham conseguido de verba pra propaganda tinha sido 5 mil dolares.

O plano era lançar o disco no meio de janeiro de 1964, pra coincidir com a aparição dos Beatles no Ed Sullivan Show. Entretanto, uma menina de 14 anos, fã dos Beatles, chamada Marsha Albert, queria o compacto antes dessa data. Ela entao escreveu pro DJCarroll James falando dos Beatles e disse que o DJ deveria conseguir um dos discos deles na Inglaterra e trazer pra America.

James era o DJ da WWDC, uma rádio de Washington DC. Não se sabe porque, ele seguiu o conselho da garota e encomendou o bendito disco da Inglaterra. Entao quando o disco chegou, James ligou pra Garota e disse pra ela que se ela chegasse na rádio as cinco horas, ele iria deixar que ele apresentasse o grupo. Ela conseguiu chegar e essas foram as palavras dela: “Ladies and gentleman, for the first time on the air in the United States, here are the Beatles singing I want to hold your hand”.

A cancao foi um grande hit. Uma surpresa pra radio, que tocava mais músicas do estilo de Andy Williams ou Bobby Vinton, em vez de rock and roll. Mas a música comecou a ser pedida direto e comecou a ser tocada sem parar, com o DJ sempre dizendo no meio da cançao a frase “This is a Carroll James esclusive”, pra evitar que as outras estacoes usassem a canção.  

A Capitol ameacou processar as radios que estavam colocando no ar a música, que alem de James estava sendo tocada por DJs em Chicago e St-Louis. Mas os DJs ignoraram a ameaça. Entao a Capitol voltou atrás e decidiu lançar o compacto no dia 26 de dezembro mesmo. 

A demanda pelos discos era insaciavel. Nos tres primeiros dias, 250 mil copias foram vendias. A média era 10 mil copias por hoje em New York. Não tinham como prensar tanto disco e a Capitol alugou as maquinas da Columbia Records e da RCA Victor. No final, o compacto de I want to hold your hand vendeu 5 milhoes de copias, apenas nos Estados Unidos. 

Como já disse, quando I want to hold your hand saiu do primeiro posto dos charts pop americanos, quem entrou foi She Loves You. Isso não acontecia nos charts pop americanos desde 1956, quando Elvis Presley entrou no primeiro lugar com Love me tender, desbancando Don’t be cruel do posto de número 1. Em 2013, a Billboard disse que I want to hold your hand era o número 44 das cancoes de maior sucesso no Hot 100. 

I want to hold your hand foi o lançamento da British Invasion. No ano de 1964, apenas os artistas britanicos dominaram os charts pop americanos, incluindo The Dave Clark Five, The Rolling Stones, The Kinks, The Hollies e Herman’s Hermits. A capa do compacto tinha Paul McCartney com um cigarro nas maos. Em 1984, a Capitol Records tirou o cigarro no computador pro relancamento do compacto. 

A cancao foi bem recebida pelos fãs, mas lógico, alguns criticos não gostaram nada. Cynthia Lowery, da Associated Press, disse que ninguem aguentava mais ouvir essa música. Disse ainda que estava sendo impossivel escutar um boletim da temperatura ou qualquer outra sem ter que escutar I want to hold your hand. 

Porem, Bob Dylan, que sabe mais de música do que a Cynthia, ficou impressionado com a inovacao dessa música. Dylan disse que os Beatles estavam fazendo o que ninguem fazia na epoca. Que os acordes dessa música eram incriveis e que as harmonias fizeram com que os acordes fosse bem válidos. O engraçado é que Dylan achava que eles cantavam “I get high”, que é eu fico doidaão, ao invés do correto “I can’t hide”, que é eu não posso me esconder. Dylan ficou muito surpreso quando encontrou com os Beatles pela primeira vez e descobriu que nenhum deles tinha fumado maconha ainda. 

A canção foi nominada pro Grammy daquele ano, mas perdeu pra The Girl from Ipanema, com Astrud Gilberto e Stan Getz. Mas em 1998, a canção finalmente ganhou um Grammy. É uma das 500 cançoes que deram forma ao rock and roll, do Rock and Roll Hall of Fame. O Recording Industry Association of America, o National Endowment for the Arts and Scholastic Press nomearam I want to hold your hand como uma das cancoes do século.

É o número 16 das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. É tambem considerada pela Rolling Stone a música número 2 dos Beatles, perdendo apenas pra A day in the life. A Mojo fez uma lista das 100 músicas que mudaram o mundo e essa foi a número 2, perdendo apenas pra Tutti-Frutti, de Little Richard.

A cançao não tem somente um cantor, uma vez que John e Paul cantam juntos, porem, a voz de John dá pra ouvir mais na gravação. Porem, no Ed Sullivan de 9 de fevereiro de 1964, a voz de Paul se ouve mais. John tocou guitarra ritmica, cantou e bateu palmas. Paul tocou baixo, canou e bateu palmas. George tocou guitarra solo e bateu palmas e Ringo tocou bateria e bateu palmas.

A letra:

Oh yeah, I'll tell you something
I think you'll understand
When I'll say that something
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand

Oh please, say to me
You'll let me be your man
And please, say to me
You'll let me hold your hand
I'll let me hold your hand
I wanna hold your hand

And when I touch you I feel happy
Inside
It's such a feeling that my love
I can't hide
I can't hide
I can't hide

Yeah, you've got that something
I think you'll understand
When I'll say that something
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand

And when I touch you I feel happy inside

It's such a feeling that my love
I can't hide
I can't hide
I can't hide

Yeah, you've got that something
I think you'll understand
When I'll feel that something
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand

Clip com a gravação original:



Os Beatles na gravação do Ed Sullivan:



A versão da BBC de Londres, gravada em 17 de dezembro de 1963:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1924 – ABBA – Gimme gimme gimme (A man after midnight) (1979)

  Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em setembro de 1979 e lançada em 12 de outubro de 1979, no compacto que tinh...