quarta-feira, 5 de junho de 2013

208 – The Miracles – You really got a hold on me (1962)

Escrita Smoley Robinson, foi gravada em 16 de outubro de 1962, em Hitsville, Michigan e lançada em 9 de Novembro de 1962, pelo selo Tamla, uma subsidiaria da Motown. Foi produzida pelo proprio Smokey Robinson, que fez tambem os vocais principais. 
 
Essa cançao recebeu um Grammy Hall of Fame Award, em 1998, e vendeu mais de um milhao de copias. É tambem uma das 500 cancoes que deram forma ao rock and roll, escolhida pelo The Rock and Roll Hall of Fame. Foi regravada pelos Beatles, tendo John Lennon nos vocais, no segundo Album dos Beatles, chamado With The Beatles.

Smokey Robinson escreveu essa cancao enquanto estava à trabalho em NYC. Ouviu a música Bring it on home to me, de Sam Cooke, e inspirada nela, escreveu You really got a hold on me.

You really got a hold on me foi lançada como Lado B, mas logo as radios viraram o disco e ela estourou e o Lado A nao teve muito sucesso. Se chamava Happy landing. Chegou ao número 8 nos charts pop americanos e número 1 nos charts de R&B.

Como disse anteriormente, foram regravadas pelos Beatles. Eles a gravaram em 18 de julho de 1963, nos famosos estudios da EMI, em Londres, mais conhecido como Abbey Road studio. Foi lançada em 22 de novembro de 1963, no LP With The Beatles. Foi produzida por George Martin e lançada pelo selo Parlophone.  

Na verdade, ela foi a primeira música a ser gravada pra album, o segundo da carreira deles. John Lennon faz os vocais principais e Paul e George as harmonias. Foi completada em sete takes. Quando eles entraram pra gravar esse segundo LP, o primeiro ainda estava em número 1 dos charts de LPs e eles estavam numa loucura de shows em todos os lados e TV e Rádio, incluindo a BBC.

Quando a EMI comprou o primeiro equipamento de four track, John pediu pra regravar a música. Porem, o grupo achou que mesmo com o equipamento novo, a versao anterior tinha ficado melhor e esqueceram da mais moderna.

Os Beatles iriam gravar mais quatro versoes de You really got a hold on me na BBC. A que foi gravada em 30 de julho de 1963 foi incluida no album Live at the BBC. Uma versao gravada ao vivo em Estocolmo, Suécia, em outubro de 1963 foi inclusa no album Anthology 1. Gravaram de novo em 1969, durante as sessoes de Let it be e incluida no documentario de mesmo nome.

Na gravação original, John Tocou guitarra ritmica e cantou, Paul tocou baixo e fez backing vocals, George Harrison tocou guitarra solo e backing vocals, Ringo bateria e George Martin o piano.

Outras versoes incluem The Supremes, de 1964. Mary Wilson cantou em unissono com Diana Ross. Em 1965 foi a vez dos Temptations, produzida por Smokey Robinson. Em 1969, Jackson 5 gravou com Michael Jackson nos vocais principais. Foi uma das primeiras cancoes do Jackson 5 que teve uma voz só, em vez de cantarem todos juntos. Phil Collins gravou em 2010, no seu album Going back.  

A letra:

I don't like you, but I love you
Seems that I'm always thinkin' of you
You treat me badly, I love you madly
You've really got a hold on me
(You really got a hold on me)
You really got a hold on me
(You really got a hold on me)

Baby, I don't want you, but I need you
Don't wanna kiss you, but I need to
You do me wrong now, my love is strong now
You've really got a hold on me
(You really got a hold on me)
You really got a hold on me
(You really got a hold on me)

Baby, I love you and all I want you to do
Is just hold me, hold me, hold me, hole me
Tighter, tighter

I wanna leave you, don't wanna stay here
Don't wanna spend another day here
I wanna split now, I can't quit now
You've really got a hold on me
(You really got a hold on me)
You really got a hold on me
(You really got a hold on me)

Baby, I love you and all I want you to do
Is just hold me, hold me, hold me, hole me
(Please, squeeze)

You really got a hold on me
(You really got a hold on me)
I said you really got a hold on me
(I said you really got a hold on me)
You know, you really got a hold on me
(You know, you really got a hold on me)
You know, you really got a hold on me
(You know, you really got a hold on me)

I said you really got a hold on me
(I said you really got a hold on me)
You know, you really got a hold on me
(You know, you really got a hold on me)


You really got a hold on me com Smokey Robinson and The Miracles:



 A versão dos Beatles, do álbum, somente áudio:



Smokey Robinson e Sheryl Crow (A apresentadora só errou a data, dizendo que Smokey escreveu a música em 1964, sendo que foi em 1962):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1924 – ABBA – Gimme gimme gimme (A man after midnight) (1979)

  Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em setembro de 1979 e lançada em 12 de outubro de 1979, no compacto que tinh...