Monday, November 12, 2012

161 – Roy Orbison – Love hurts (1961)

Escrita por Boudleaux Bryant, foi primeiramente gravada pelos Everly Brothers em 1960. Foi gravada também pelo Nazareth, que se tornou a versão mais conhecida da minha geração e por Jim Capaldi, em 1975, ano que nasci.


A versão que escolhi foi a de Roy Orbison, de 1961. Foi lançada pelos Everly, mas nunca foi um compacto simples. Assim sendo, a versão de Orbison foi o primeiro hit da canção. Se tornou TOP5 na Austrália. Era o Lado B do compacto que tinha Running scared no Lado A.

Foi gravada também maravilhosamente por Emmylou Harris e Gram Parsons. Harris toca essa canção desde 1970 nos seus shows até hoje. E regravou-a mais duas vezes.

Como eu havia dito, a versão do Nazareth foi a mais famosa da minha geração e também a mais bem-sucedida regravação dessa canção. Chegou ao número 8 nos charts pop americanos e numero 1 na Noruega e na Holanda. Na Noruega inclusive ficou por 14 semanas no número 1 dos charts de lá, ficando ainda 61 semanas em outras posições, se tornando o maior sucesso de todos os tempos dos charts noruegueses.  

Já na Grã-Bretanha, a mais bem-sucedida versão foi a de Jim Capaldi, que chegou ao número 4 dos charts em novembro de 1975e ficou lá por 11 semanas. Cher também regravaria a canção em 1975 e em 1991.

Alem desses, The Who também tocou ao vivo nos primeiros shows e na turnê de 1989. Jennifer Warnes gravou em 1977, Journey em 1978, Don McClean em 1981, Kim Carnes em 1992, Heart em 1995, Pat Boone em 1997, o elenco de That ‘70s show em 2002, Sinead O’Connor em 2003, Keith Richards com Norah Jones em 2005, Rod Stewart em 2006, entre outros.

A letra:

Love hurts, love scars
Love wounds, and mars any heart
Not tough or strong enough
To take a lot of pain, take a lot of pain
Love is like a cloud, holds a lot of rain
Love hurts... ooh, ooh love hurts
I'm young, I know, but even so
I know a thing or two, and I learned from you
I really learned a lot, really learned a lot
Love is like a stove, it burns you when it's hot
Love hurts... ooh, ooh love hurts

Some fools think of happiness
Blissfulness, togetherness
Some fools fool themselves I guess
They're not foolin me

I know it isn't true, I know it isn't true
Love is just a lie, made to make you blue
Love hurts...
Ooh, ooh love hurts, ooh, ooh love hurts

I know it isn't true, I know it isn't true
Love is just a lie, made to make you blue
Love hurts...
Ooh, ooh love hurts, ooh, ooh love hurts

A versao original de Roy Orbison, somente audio:



A versao do Nazareth:



Agora Keith Richards e Norah Jones:


No comments:

Post a Comment