domingo, 4 de novembro de 2012

160 – Dion - The Wanderer (1961)

The wanderer chegou ao número 2 dos charts pop americanos no começo de 1962, ao número 10 nos charts britânicos e numero 1 na Austrália. Essa música não foi gravada com os Belmonts e sim com o Del-Satins. Escrita por Ernie Maresca, foi gravada por Dion and The Belmonts e lançada em novembro de 1961. Conta a historia de um homem que vive viajando e suas muitas namoradas. A canção é a número 239 das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Dion diz que The wanderer é música negra filtrada através de uma comunidade italiana cheia de atitude. Mas na verdade ele diz que The wanderer é uma canção triste e ele diz que muita gente não entende isso.

Bruce Springsteen foi o único cara que expressou o que a canção quis dizer corretamente, segundo Dion. Disse ele que o sujeito ia de cidade em cidade, sem ligar pra vida e que era feliz como um palhaço que não chegava a lugar nenhum. Nos anos 1950s você não entendia isso direito, mas que na verdade o que parece ser bem divertido é de fato bastante triste.

Foi regravada pelos Beach Boys, Arthur Alexander, Bruce Springsteen, entre outros. Mel Gibson canta uma versão no filme de animação Chicken run.

A versão em português cantada por Renato e Seus Blue Caps e por Erasmo Carlos foi um hit enorme no Brasil. O titulo em português foi “O lobo mau”.

A letra:

Oh well, I'm the type of guy who will never settle down
Where pretty girls are well, you know that I'm around
I kiss 'em and I love 'em 'cause to me they're all the same
I hug 'em and I squeeze 'em they don't even know my name

They call me the wanderer
Yeah, the wanderer
I roam around, around, around

Oh well, there's Flo on my left and there's Mary on my right
And Janie is the girl with that I'll be with tonight
And when she asks me, which one I love the best?
I tear open my shirt I got Rosie on my chest

'Cause I'm the wanderer
Yeah, the wanderer
I roam around, around, around

Oh well, I roam from town to town
I go through life without a care
And I'm as happy as a clown
I with my two fists of iron and I'm going nowhere

I'm the type of guy that likes to roam around
I'm never in one place, I roam from town to town
And when I find myself fallin' for some girl
I hop right into that car of mine and ride around the world

Yeah I'm the wanderer
Yeah, the wanderer
I roam around, around, around

Oh yeah, I'm the type of guy that likes to roam around
I'm never in one place, I roam from town to town
And when I find myself a-fallin' for some girl
I hop right into that car of mine and drive around the world

Yeah, 'cause I'm a wanderer
Yeah, a wanderer
I roam around, around, around

'Cause I'm a wanderer
Yeah, a wanderer
I roam around, around, around

'Cause I'm a wanderer
Yeah, a wanderer

Dion em 1961 como The wanderer:



A versao do grande Arthur Alexander, somente áudio:



Dion em 2009 com The wanderer

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1940 – George Harrison – Your love is forever (1979)

  Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978 e lançada em 14 de fevereiro de 1979 no disco George Harrison,...