terça-feira, 18 de setembro de 2012

154 – Ben E. King – Stand by me (1961)

Ben E. King gravou-a em 27 de outubro de 1960, mas só lançou-a em 1961, pelo selo Atco, sendo ele mesmo o produtor da gravação.  A canção chegou ao numero 1 dos charts de R&B e numero 4 nos charts pop americanos em 1961, alcançando o numero 9 dos charts pop americanos também em 1986, quando foi lançado um filme chamado Stand by me. 

Na Inglaterra chegou ao número 27 dos charts ingleses em 1961 e numero 1 em 1987, por causa do filme. Em 1987, chegou também ao número 3 na Suíça, numero 7 na Alemanha e Áustria, numero 8 na Suécia e numero 9 na Noruega. Trata-se de um clássico, primeiramente gravada por Ben E. King, e escrita por ele mesmo em conjunto com a dupla de compositores de sucesso Jerry Leiber e Mike Stoller, inspirada na canção religiosa Lord stand by me, com duas linhas baseadas nos salmos 46:2-3. O incrível é que até hoje, existem mais de 400 regravações dessa canção em todo o mundo. 

Stand by me é a canção número 122 da lista das maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. Em 1999, foi declarada a quarta canção mais tocada do seculo 20, com cerca de 7 milhões de performances.

Jimi Hendrix regravou-a, parecida com a original, mas com a guitarra. The Searchers gravaram-a no seu disco de estreia, de 1963. Muhammad Ali gravou a canção em 1964. Otis Redding gravou-a no seu álbum Pain in my heart.

John Lennon fez a versão com a qual eu conheci a música e acho que muita gente. Da minha geração, acho que a versão de John Lennon é mais conhecida. Ele gravou-a em 1975, pro seu álbum Rock’n’Roll. Foi também o ultimo hit de Lennon, antes dele entrar pra aposentadoria do music business. A versão de Lennon é mais rock do que R&B. A introdução de violão é igual a da gravação de Only you, feita por Ringo, que John tocou os violões. A gravação de John chegou ao numero 20 dos charts pop americanos, numero 30 dos charts ingleses e numero 10 dos charts canadenses.  

O seu filho Julian Lennon gravou a canção ao vivo pra trilha sonora do filme Playing for keeps, de 1986.
Maurice White, do grupo Earth, Wind and Fire, gravou-a no seu álbum solo de 1985 chamado Maurice White. Chegou ao numero 6 dos charts de R&B, numero 11 dos charts de Hip-Hop e numero 50 dos charts pop americanos. 

Alvin and The Chipmunks gravaram a canção em 1987 pro episodio When the chips are down. O cantor Seal gravou-a no seu disco Soul. Lemmy Kilmister, Dave Lombardo e DJ Baron gravaram-a em 2009.

Ela foi a primeira musica a ser tocada no projeto Playing for change, em 2004. Desde então, já teve mais de 42 milhões hits no youtube. Em 2009, Bom Jovi, Richie Sambora e Andy Madadian gravaram essa canção, sendo a primeira parte cantada por Madadian em persa e o resto em ingles.

A letra:

When the night has come
And the land is dark
And the moon is the only light we'll see
No I won't be afraid
Oh, I won't be afraid
Just as long as you stand, stand by me

So darling, darling
Stand by me, oh stand by me
Oh stand, stand by me
Stand by me

If the sky that we look upon
Should tumble and fall
All the mountains should crumble to the sea
I won't cry, I won't cry
No, I won't shed a tear
Just as long as you stand, stand by me

And darling, darling
Stand by me, oh stand by me
Oh stand now, stand by me
Stand by me

So darling, darling
Stand by me, oh stand by me
Oh stand now, stand by me, stand by me
Whenever you're in trouble won't you stand by me
Oh stand by me, oh won't you stand now, stand
Stand by me  


Nesse clipe sensasional, foi feita uma montagem de King ainda nos anos 1960 e King com o sucesso de novo nos anos 1980, com os meninos do filme "Stand by me", incluindo ai o ator River Phoenix, já falecido. 



Agora a versão de John Lennon, de 1975:



Stand by me no Playing for a change, de 2004:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1933 – Supertramp – Gone Hollywood (1979)

  Escrita por Rick Davies, foi gravada entre maio e dezembro de 1978 e lançada em 29 de março de 1979 no disco Breakfast in America. F...