Tuesday, June 12, 2012

135 – Elvis Presley – It’s now or never (1960)


Escrita em italiano originalmente, se chamava O Sole Mio, de Edoardo Di Capua. A versão em inglês foi feita por Wally Gold e Aaron Schroeder. A gravação que escolhemos foi a de Elvis Presley, gravada em 3 de abril de 1960 e lançada em 5 de julho de 1960, pela RCA, sendo lado A do compacto que tinha A messo of blues como lado B.

Elvis escutou a canção quando estava servindo na Alemanha. Quando o seu publisher Freddy Bienstock foi visita-lo na Alemanha, ele mostrou a canção e então o senhor Bienstock tratou de arranjar dois letristas para fazerem a letra pra Elvis da canção que se chamaria It’s now or never.

Chegando em New York City, os dois únicos letristas disponíveis eram justamente Gold e Schroeder. Eles escreveram a letra em meia hora. It’s now or never é a música mais vendida de Elvis, com mais de 20 milhões de unidades vendidas e se tornou número 1 em vários países. Uma canção que eles escreveram em meia hora, foi também o maior hit da carreira deles, logicamente.

Em 1960, it’s now or never chegou ao número 1 dos charts americanos, ficando 5 semanas por la. Nos charts ingleses, chegou ao número 1 e ficou por lá por 8 semanas. Incrivelmente, ficou em número 1 por uma semana nos charts ingleses novamente em 2005, quando foi relançada por la. Com esse relançamento, chegou aos 25 milhões de cópias vendidas. Chegou também ao número 7 dos charts de Rhythm and Blues.

O cantor Barry White estava preso em 1960 quando escutou a canção pela primeira vez. A canção deixou uma coisa tao boa nele que ele resolveu virar cantor. No álbum ao vivo Elvis in Concert tem uma versão de O sole mio, cantada pelo tenor Sherril Nielson.

Em 1981, o cantor country Americano e ator John Schneider regravou it’s now or never. Foi o primeiro single e fez parte do seu primeiro album. A versão de Schneider chegou ao top fica dos charts country e chegou ao número 14 dos charts pop americanos.  

A letra:

It's now or never,
come hold me tight
Kiss me my darling,
be mine tonight
Tomorrow will be too late,
it's now or never
My love won't wait.

When I first saw you
with your smile so tender
My heart was captured,
my soul surrendered
I'd spend a lifetime
waiting for the right time
Now that your near
the time is here at last.

It's now or never,
come hold me tight
Kiss me my darling,
be mine tonight
Tomorrow will be too late,
it's now or never
My love won't wait.

Just like a willow,
we would cry an ocean
If we lost true love
and sweet devotion
Your lips excite me,
let your arms invite me
For who knows when
we'll meet again this way

It's now or never,
come hold me tight
Kiss me my darling,
be mine tonight
Tomorrow will be too late,
it's now or never
My love won't wait.

It's now or never original, somente áudio:



A versão de John Schneider:


Andrea Bocelli, O sole mio:

No comments:

Post a Comment