terça-feira, 8 de maio de 2012

132 – Ray Charles – Georgia on my mind (1960)

Georgia on my mind é um clássico escrito em 1930 por Hoagy Carmichael e Stuart Gorrell. É a música oficial do estado da Georgia, nos Estados Unidos. Gorrell escreveu a letra pra irmã de Hoagy, chamada Georgia Carmichael. No entanto, a letra da música é ambígua o suficiente pra se referir tanto ao estado quanto pra uma mulher chamada Georgia.

Na sua autobiografia de 1965 chamada Sometimes I wonder, Carmichael disse que um amigo saxofonista chamado Frankie Trumbauer sugeriu: “porque você não escreve uma música chamada Georgia? Ninguém nunca escreveu nada sobre o sul!”. Assim, a canção é universalmente acreditada que foi escrita pro estado da Georgia.

A canção foi gravada primeiramente por Hoagy Carmichael and His Orchestra em 15 de setembro de 1930, em New York. Foi lancada pelo selo Victor. Mas o primeiro hit foi com Frankie Trumbauer, que sugeriu o tema. Em 1931, a sua gravação chegou ao TOP 10 dos charts. Outro hit foi alcançado por Mildred Bailey, juntamente com membros da orquestra de Paul Whiteman.

A versão que fez mais sucesso, no entanto, foi a versão que escolhemos pra nossa discografia obrigatória. Trata-se da versão de Ray Charles, um nativo do estado da Georgia, que gravou-a em 1960 e lançou-a no álbum The Genius Hits the Road, pela ABC Records. Por causa dessa versão, ela se transformou na canção oficial do estado da Georgia, em 1979.

Em 1978, Willie Nelson regravou-a, chegando ao numero 1 dos charts de country and western. Também gravaram essa musica Louis Armstrong, Dean Martin, Glen Miller, Michael Bublé, Michael Bolton, Ella Fitzgerald, Gladys Knight, James Brown, Alicia Keys with Jamie Foxx, Billie Holiday, The Band, John Mayer, Jerry Lee Lewis, The Righteous Brothers, Tom Jones, Van Morrison, Coldplay, Spence Davis Group com Steve Winwood nos vocais, e Bing Crosby. 

Como eu disse, a canção só se tornou estourada mesmo com a gravação de Ray Charles, que chegou ao numero 1 dos charts americanos por uma semana, em novembro de 1960. Em março de 1979, num símbolo de reconciliação depois dos conflitos dos direitos civis, ele tocou essa canção na assembleia legislativa da Georgia e depois disso, a conexão da música com o estado da Georgia foi feita e a assembleia adotou-a como canção oficial do estado no dia 24 de abril de 1979.

A versão de Charles ia ao ar toda as vezes que a televisão estatal da Geórgia ficava fora ao ar de madrugada. Também foi usada como canção tema do sitcom Designing Women, que tinha historia em Atlanta. Também foi sampleada pelo grupo de rap Field Mob, no single Geórgia, com Jamie Foxx e Ludacris.

Em 2000, Charles convidou a cantora italiana Giorgia Todrani pra cantar essa canção, quando ele ficou sabendo que o nome dela tinha sido em homenagem a canção. No Grammy de 2005, Jamie Foxx e Alicia Keys, com Quincy Jones e sua orquestra, tocaram um novo arranjo em homenagem a Ray Charles.
 
Willie Nelson, como já foi dito, gravou Georgia on my mind no seu álbum Stardust, de 1978. Quando saiu o single, chegou ao numero 1 por uma semana nos charts country and western, ficando ali em outras posições por 16 semanas. Um ano depois, Nelson ganhou um Grammy por melhor performance vocal masculina country. A versão de Nelson também chegou ao numero 84 dos charts pop e numero 1 dos charts country canadenses.

Georgia on my mind era também a frase usada nas placas dos carros da Georgia, entre 1997 ate 2003, ficando válidas ate dezembro de 2009. A placa de bem-vindo à Georgia diz assim: ‘Welcome, we’re glad Georgia’s on your mind”, numa clara referência à música do estado.

O trecho Georgia’s always on my mind, cantado pelos Beatles na música Back in the U.S.S.R. se refere a Georgia soviética, mas brincando com a canção. A canção também é tocada todo verão no Stone Mountain Laser Show, nos arredores de Atlanta. Foi também uma das canções oficiais dos jogos olímpicos de 1996, em Atlanta.

No show de televisão chamado Quantum Leap, a versão de Ray Charles apareceu em vários episódios, desde que foi tocada no casamento de um personagem, o Al Calavicci. Aconteceu que os direitos de uso da música eram limitados e quando saiu no DVD, eles não puderam mais usar a música, o que desapontou muito os fãs do seriado.

Na música Hong King Cemetery, de Johnny Flynn, uma menção a Georgia on my mind é feita. No episodio Saviors, da série House, no final é tocada Georgia on my mind, gravada por Hugh Laurie.

Parte da canção foi usada na cobertura da Sky Sports do 2011 masters golf tournament, e foi usada nos intervalos comerciais.

A letra:

Georgia, Georgia,
The whole day through
Just an old sweet song
Keeps Georgia on my mind

I'm say Georgia
Georgia
A song of you
Comes as sweet and clear
As moonlight through the pines

Other arms reach out to me
Other eyes smile tenderly
Still in peaceful dreams I see
The road leads back to you

I said Georgia,
Ooh Georgia, no peace I find
Just an old sweet song
Keeps Georgia on my mind

Other arms reach out to me
Other eyes smile tenderly
Still in peaceful dreams I see
The road leads back to you

Georgia,
Georgia,
No peace, no peace I find
Just this old, sweet song
Keeps Georgia on my mind

I said just an old sweet song,
Keeps Georgia on my mind  

Ray Charles ao vivo em Montreaux, em 1997:



A versão de Willie Nelson, somente audio:



Willie Nelson e Ray Charles juntos em 1986:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...