sexta-feira, 25 de março de 2011

75 – Eddie Cochran – Summertime blues (1958)

Canção gravada por Eddie Cochran em 1958. Foi escrita por Eddie e pelo seu manager Jerry Capehart. Originalmente era um lado B, chegou ao número 8 dos charts americanos em 29 de Setembro de 1958 e numero 18 nos charts ingleses. No lado A desse compacto tinha Love Again. O compacto foi gravado em 28 de Março de 1958 e lançado em 11 de Junho de 1958, pela Liberty Records e produzida por Eddie Cochran.

Eddie cantou, tocou guitarra e ainda fez um overdub de outra guitarra. Connie Guybo Smith tocou baixo elétrico e Earl Palmer bateria.

Em Março de 2005, a Q Magazine colocou summertime blues como sendo o número 77 da lista das 100 maiores músicas de guitarra de todos os tempos. Assim como ela é o número 73 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone.

Os Beach Boys também gravaram a versão deles de Summertime blues. Gravada 4 anos após a gravação de Eddie e dois anos após a sua morte, os Beach Boys pagaram seu tributo no seu primeiro disco, Surfin’ Safari, lançado em Outubro de 1962. Os vocais foram divididos por Carl Wilson, com apenas 15 anos e pelo guitarrista Dave Marks, que tinha apenas 14 anos de idade. Nunca foi lançada em compacto simples nos Estados Unidos, mas ganhou popularidade nas Filipinas em 1966, chegando ao número 7 daquele país.

Quem também gravou outra versão foi o The Who. Lançada pela Decca em Junho de 1970 num compacto simples, tendo Heaven and Hell do lado B. Lançaram-na também no álbum Live At Leeds. Os produtores foram Kit Lambert e Chris Stamp.

Eles tocavam summertime blues ao vivo nos shows desde o nascimento da banda até o começo de 1976, com repetições de vez em quando após isso. Nunca mais foi tocada depois da morte do baixista John Entwistle, em 2002. Foi tocada na turnê de 1967 pelos Estados Unidos, que vem a ser a primeira prova de gravação de alguma coisa deles, incluindo um show de Junho de 1967, no festival de Monterey.

Assim, a versão de 1970 do álbum Live at Leeds, e o compacto tirado do álbum, chegou ao número 37 no Reino Unido e 28 nos Estados Unidos. Eles gravaram também uma versão de estúdio logo após o festival de Monterey, em 28 de Junho de 1967 e nunca havia sido lançada. Foi lançada apenas em 1998, quando apareceu no CD remasterizado Odds & Sods.

Outras versões ao vivo do The Who estão presentes no CD do festival de Monterey, e no DVD com documentário e concerto sobre Woodstock, assim como no CD do Festival de Isle of Wright e no CD Live at Royal Albert Hall.

Outra regravação interessante é a da banda psicodélica americana Blue Cheer, gravada em 1967 e inclusa no álbum Vincebus Eruptum, de 1968. O compacto tirado do disco chegou ao número 14 nos charts americanos, elevando as vendas do álbum pra número 11 do país. Essa versão não é tão conhecida como a do The Who, mas tem mais guitarras distorcidas e com som mais intenso. Essa versão é o número 73 da lista da Rolling Stone das 100 melhores músicas de guitarra de todos os tempos. Nessa versão, as respostas são omitidas e cada membro da banda faz um solo rápido.

Alan Jackson também tem a sua versão de Summertime blues. Gravada em 11 de Janeiro de 1994 e lançada em 13 de Junho de 1994, teve um compacto com Hole in the Wall no lado B tirado do álbum Who I am. Chegou ao número 1 dos charts americanos de country music e ao número 104 no geral. Jackson disse que a sua versão foi inspirada numa versão de Buck Owens. Jackson fez um vídeo com a musica dirigido por Michael Salomon e lançado também em Junho de 1994.

A letra:

Well, I'm gonna raise a fuss
I'm gonna raise a holler
About a working all summer
Just to try to earn a dollar
Well, time I called my baby
Try to get a date
My boss says, no dice son
You gotta work late
Sometimes I wonder
What I'm a gonna do
But there ain't no cure
For the summertime blues

Oh, well my Mom and Poppa told me, son
You gotta make some money
If you want to use the car
To go ridin' next Sunday
Well I didn't go to work
Told the boss I was sick
Well you can't use the car
Cause you didn't work a lick
Sometimes I wonder
What I'm a gonna do
But there ain't no cure
For the summertime blues

I'm gonna take two weeks
Gonna have a fine vacation
I'm gonna take my problem
To the United Nations
Well I called my congressman
And he said, whoa
I'd like to help you son
But you're too young to vote
Sometimes I wonder
What I'm a gonna do
But there ain't no cure
For the summertime blues

Eddie Cochran ai vivo em 1958:



The Who em Woodstock cantando Summertime blues, em 1969:



Alan Jackson no video clip da música:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1940 – George Harrison – Your love is forever (1979)

  Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978 e lançada em 14 de fevereiro de 1979 no disco George Harrison,...