sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

64 – Buddy Holly – Peggy Sue (1957)

Peggy Sue é uma canção de rock and roll escrita por Buddy Holly, Jerry Allison e com créditos também pra Norman Petty, o produtor que assinava as canções pra ganhar também os royalties. Foi originalmente gravada e lançada como um compacto simples por Buddy Holly and The Crickets no começo de Julho de 1957. Também foi lançada no álbum de Buddy Holly com o nome de Buddy Holly, em 1958. A canção é o número 194 no ranking das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

A canção originalmente se chamava “Cindy Lou”, e foi feita em homenagem a uma sobrinha de Buddy Holly, filha da irmã dele Pat Holey Kaiter. O nome da canção foi mudado depois pra Peggy Sue em homenagem a namorada do baterista dos Crickets Jerry Allison. E que seria a esposa dele posteriormente. O nome dela era Peggy Sue Gerron, e naquele momento, eles estavam brigados. Fizeram a canção com o nome dela pra fazer o “migué” com ela.

Jerry Allison foi muito importante na produção da música, com certeza queria que ela estivesse 100% pra homenagear a amada. Ele tocou a bateria como se fosse um tambor, durante toda a música, sem parar. O som da bateria ficou parecendo que sumia e aparecia, resultado de técnicas de engenharia de som do produtor, Norman Petty. Muitos críticos dizem que esta foi a melhor gravação da carreira de Buddy Holly.

A canção chegou ao número 3 do Billboard em 1957 e foi também escolhida a terceira melhor canção do ano. Buddy Holly, pra dizer que tinha sido Allison que tinha escrito a música pra amada, retirou o seu nome dos créditos, deixando somente o nome de Petty e de Allison, pois Peggy Sue pensaria que Allison teria escrito a canção sozinho, uma vez que Petty era o produtor e assinava por causa dos royalties. Mas depois que Buddy Holly morreu, Allison mandou recolocar o nome de Holly nos créditos.

John Lennon regravou Peggy Sue no seu álbum “Rock and roll”, de 1975. Na letra de Old, Paul Simon cantou: “First time I heard Peggy Sue/I was twelve years old/Russians up in rocket ships/and the war as cold”. Os Beach Boys também gravaram a canção em 1978, no álbum “M.I.U.” A canção se tornou um hit pros Beach Boys, chegando ao número 59 nos charts americanos.

A letra:

If you knew Peggy Sue 
then you’d know why I feel blue
without Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal
yes, I love you Peggy Sue

Peggy Sue, Peggy Sue
oh how my heart yearns for you
oh Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal
yes, I love you Peggy Sue

Peggy Sue, Peggy Sue
pretty pretty pretty pretty Peggy Sue
oh Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal and I need you Peggy Sue

I love you Peggy Sue
with a love so rare and true
oh Peggy, my Peggy Sue
well I love you gal 
I want you Peggy Sue

Solo

Peggy Sue, Peggy Sue
pretty pretty pretty pretty Peggy Sue
oh Peggy, my Peggy Sue
oh well, I love you gal and I need you Peggy Sue

I love you Peggy Sue, with a love so rare and true
oh Peggy, my Peggy Sue
well I love you gal
I want you Peggy Sue

oh well, I love you gal and I want you Peggy Sue 

Buddy Holly and The Crickets, ao vivo em 1957:



Paul McCartney em 1975, voz e violão:



John Lennon, também em 1975, somente o audio:

2 comentários:

1935 – Neil Young – Sail away (1979)

  Escrita por Neil Young, foi gravada em 9 de setembro de 1977, no Triiad Recording Studios, em Fort Lauderdale, Flórida. Foi lançada ...