Monday, January 24, 2011

63 – Elvis Presley – All shook up (1957)

All shook up é um dos clássicos lançados por Elvis Presley. Foi escrita por Otis Blackwell, embora tenha o nome de Elvis nos créditos por causa de um acordo entre os dois. Foi gravada em Janeiro de 1957 e lançada em 22 de Março de 1957 pela RCA Victor, num compacto simples e teve “That’s when your heartaches begin” como lado B.

O compacto simples ficou em primeiro lugar dos charts americanos por 8 semanas. E é também o número 352 da lista da revista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos. All shook up é também o nome de um musical da Broadway, que canta as músicas de Elvis Presley, baseada na trama de Shakespeare chamada “Twelfth night”.

Otis Blackwell escreveu a musica no escritório da Shalimar Music em 1956 depois que Al Stanton, um dos donos da Shalimar, chacoalhou uma garrafa de Pepsi e sugeriu que Blackwell escrevesse uma canção com a frase All shook up. A canção foi gravada por David Hill antes de Elvis, em 1956.

Em 12 de Janeiro de 1957, Elvis gravou a canção no estúdio Radio Recorders, em Hollywood. O take 10 foi selecionado pra ser lançada e em Março a canção entrou no billboard top 100 no número 25. Em 3 semanas tirou a canção “round and round” de Perry Como do número 1 da lista e ficou lá por 8 semanas. All shook up também foi o primeiro número 1 de Elvis na Inglaterra e ficou nesse posto por 7 semanas. As vendas do compacto simples passaram dos 2 milhões e a canção foi nomeada a música numero 1 de 1957 pelo Billboard.

Jeff Beck gravou uma versão em 1969, no seu álbum Beckola, com Rod Stewart nos vocais e Ronnie Wood no baixo. Os Beatles também gravaram sua versão durante as gravações do álbum Let it be, também em 1969.

Em 1991, Billy Joel também regravou all shook up especialmente para o filme Honeymoon in Vegas. Também Paul McCartney em 1999, no seu álbum Run Devil Run e por Cliff Richard em 2001, no seu álbum Wanted.

A letra:

A well I bless my soul
What's wrong with me?
Im itching like a man on a fuzzy tree
My friends say Im actin wild as a bug
Im in love
Im all shook up
Mm mm oh, oh, yeah, yeah!

My hands are shaky and my knees are weak
I can't seem to stand on my own two feet
Who do you thank when you have such luck?
Im in love
Im all shook up
Mm mm oh, oh, yeah, yeah!

Please don't ask me what's on my mind
Im a little mixed up, but Im feelin fine
When Im near that girl that I love best
My heart beats so it scares me to death!

She touched my hand what a chill I got
Her lips are like a vulcano that's hot
Im proud to say she's my buttercup
Im in love
Im all shook up
Mm mm oh, oh, yeah, yeah!

My tongue get tied when I try to speak
My insides shake like a leaf on a tree
There's only one cure for this body of mine
That's to have the girl that I love so fine!

Segue o original com Elvis Presley (somente o áudio):



Paul McCartney em 1999, com David Gilmour na guitarra:



Agora a gravação de Billy Joel, de 1991 (somente o áudio):



No comments:

Post a Comment