Saturday, April 17, 2010

26 – Carl Perkins – Blue suede shoes (1956)

A décima sexta música dessa seleção é outro clássico. Blue Suede Shoes foi escrita e gravada por Carl Perkins no final de 1955 e lançada no comecinho de 1956. É um 12-bar blues e é considerada uma das primeiras músicas de rockabilly gravadas e incorpora elementos de blues, country e música pop ao mesmo tempo.

Johnny Cash plantou a semente pra criação da música no Outono de 1955, enquanto Perkins, Cash, Elvis e outros artistas faziam uma excursão pelo sul dos Estados Unidos. Cash contou a Perkins sobre um sujeito negro que serviu a aeronáutica com ele na Alemanha. Ele disse que os sapatos da aeronáutica eram conhecidos como “blue suede shoes”, ou seja, sapatos de veludo azul. Então Johnny Cash sugeriu a Perkins que escrevesse uma canção sobre esses sapatos. O que Perkins respondeu: “Eu não sei nada sobre sapatos, como poderia escrever uma canção sobre sapatos?”

Mas quando Carl Perkins estava tocando num baile em 4 de Dezembro de 1955, ele percebeu um casal que dançava perto do palco. Ele disse que a moça era linda e o cara que estava com ela usava os sapatos de veludo azul. E quando eles dançavam, o cara dizia o tempo todo pra ela, “não pise nos meus sapatos”. E Perkins estava abismado como um sujeito estava dando mais valor aos sapatos do que a menina linda.

Então Perkins começou a escrever a música baseado nesse incidente. Em 17 de Dezembro ele compôs a música, 19 de Dezembro gravou, sob a batuta do legendário Sam Phillips. Phillips sugeriu a frase “Go cat go”.

Já em 17 de Março de 1956, Perkins se tornou o primeiro artista de country a chegar ao número 3 dos charts de rhythm and blues. Nessa noite, Carl Perkins cantou-a na rede de televisão ABC e por coincidência, Elvis Presley estava cantando-a ao mesmo tempo na rede de televisão CBS.

A carreira de Perkins ia de vento em polpa e ele iria se apresentar no The Perry Como Show, na rede de televisão NBC no dia 24 de Março, mas no dia 22, quando estava indo pra New York City, sofreu um grave acidente de carro, que matou um motorista de caminhão e Perkins e seu irmão foram hospitalizados.

Enquanto Carl Perkins estava se recuperando, Blue Suede Shoes subiu pra numero 2 nos charts nacionais de country. Heartbreak Hotel de Elvis estava sendo o número 1. No meio de Abril, mais de um milhão de cópias de blue suede shoes já haviam sido vendidas. Sam Phillips tinha os direitos da música e Carl Perkins só comprou em 1977.

Quando Elvis foi pra RCA, ele gravou a sua versão de blue suede shoes e teve Scotty Moore, Bill Black e DJ Fontana na bateria. Scotty Moore disse que quando chegaram no estúdio pra gravar essa música, eles chegaram lá e já começaram a tocar, apenas seguindo Elvis. RCA fez um acordo pra não lançar a versão de Elvis enquanto a versão de Perkins ainda estivesse quente.

Elvis tocou-a três vezes em rede nacional em 1956. Primeiro, em 11 de Fevereiro na CBS. Em 17 de Março, pela segunda vez, e pela terceira vez no Milton Berle Show, em 3 de Abril. Scotty Moore disse que Elvis gravou a canção como forma de ajudar Perkins depois do acidente. E que ele não estava pensando em ajudar financeiramente, era mais uma forma de homenagem. Perkins ficou muito feliz, pois alem da homenagem, a gravação de Elvis ajudou bastante, pois as vendas da versão de Perkins já estava começando a cair.

Blue suede shoes foi a primeira música do primeiro LP de Elvis, pois na Sun Records ele só havia gravado compactos. O álbum foi lançado em Março de 1956.

Blue suede shoes é sempre lembrada por outros artistas nas suas músicas, a exemplo do clássico Roll Over Beethoven, de Chuck Berry, quando diz: “I’m giving you a warning, don’t you step on my blue suede shoes”. Blue suede shoes foi escolhida uma das 500 músicas que deu forma ao rock and roll pelo rock and roll hall of fame.
Em 1986, a versão de Perkins foi inclusa no Grammy Hall off ame e foi inclusa no National Recording Preservation Board, no Recording Registry da livraria do congresso nacional, em 2006. O Board seleciona músicas anualmente, que são culturalmente, historicamente ou esteticamente significantes.

Em 2004, a versão de Perkins foi eleita a numero 95 das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. A versão de Elvis entrou como numero 423, da mesma lista. Blue suede shoes é a única música de Perkins na lista.

Em 1999, o National Public Radio incluiu blue suede shoes no NPR 100, que é formado pelas 100 trabalhos mais importantes da música americana no século 20.

Outros artistas alem de Carl Perkins e Elvis Presley que também tiveram suas versões são: Buddy Holly, Cliff Richard and The Shadows, os Beatles, Grateful Dead, Eddie Cochran, Jimmy Hendrix, Johnny Rivers, John Lennon, Bill Haley and His Comets, Black Sabbath; Roy Orbison, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Johnny Hallyday; Paul McCartney, George Harrison, Van Morrison, Chubby Checker, Bob Dylan, John Fogerty, Bruce Springsteen, e até Tom Cruise, ao vivo no programa de Jay Leno, em 2008.

George Harrison tambem pintou a frase “Go, cat go”, na sua Fender Strat 1961, que aparece tocando no filme Magical Mystery Tour, de 1967.

A letra:

Well, it's one for the money, two for the show
Three to get ready now go cat go
But don't you, step on my blue suede shoes
You Can do anything
But lay off of my blue suede shoes

You can knock me down, step on my face
Slander my name all over the place
Do anything that you wanna do
But uh uh honey lay off of my shoes
You can do anything
But lay off of my blue suede shoes

You can burn my house, you can steal my car
Drink my liquor from an old fruit jar
Do anything that you wanna do
But uh uh honey lay off of my shoes
But don't you, step on my blue suede shoes
Well, you can do anything
But lay off of my blue suede shoes

Well, it's one for the money, two for the show
Three to get ready, now go cat go
But don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything
But lay off of my blue suede shoes

Well, it's blue, blue, blue suede shoes
Blue, blue, blue suede shoes, yeh
Well, blue, blue, blue suede shoes
Blue, blue, blue suede shoes
Well, you can do anything
But lay off of my blue suede shoes

Segue Carl Perkins no Johnny Cash show:



Video de Elvis da música Blue Suede Shoes (Dá pra ver como ficou sua versão):



Paul McCartney na sua cerimonia de aceitacao no rock and roll of fame em 1999. Ele tá acompanhado de Eric Clapton e Robbie Robertson:



No comments:

Post a Comment