Friday, December 4, 2009

8 - Elvis Presley - Blue moon of Kentucky (1954)


Na mesma sessao de gravacao que registrou That’s all right, Elvis, Bill e Scotty gravaram também Blue Moon of Kentucky. Sam Phillips estava na procura de um lado B pra lancar junto com That’s all right. Bill Black sugeriu Blue moon of Kentucky, uma valsa country escrita em 1946 e lançada em 1947 por Bill Monroe.


Scotty Moore conta que Bill Black, num momento de um intervalo, começou a bater nas cordas do baixo e cantar Blue Moon of Kentucky. Elvis então se junta e começa a cantar junto com Bill e a tocar violão. E logo Scotty começou a tocar também.


Elvis então mudaria o tempo e a métrica, tentando imitar o ritmo de Arthur Crudup, que era seu ídolo e que já tinha “dado” pra ele That’s all right. Assim, a canção saiu de uma valsa country (tempo 3/4) para uma canção com uma pitada blues (tempo 4/4).


Quando Elvis terminou a sua modificacao, Sam Phillips berrou: “Hell, it’s fine!”. E adicionou, garotos, agora ela não é mais um country, agora ela se tornou uma canção pop. Tudo isso está gravado nos tapes daquela sessão, inclusive a voz de emocao de Sam Phillips.


Imediatamente Elvis responde: “Isso está se parecendo com Carl Perkins agora”. Na mesma noite que o DJ Dewey Phillips tocou That’s all right na sua rádio, Sleepy Eye John tocava Blue Moon of Kentucky em outra rádio. E Memphis inteira escutava o novo disco de Elvis.


Enquanto That’s all right chegou ao numero 7 dos charts em Memphis, Blue Moon of Kentucy na versão de Elvis chegaria ao numero 6 em Memphis e chegou ao Top Tem em Memphis, Nashville e New Orleans, o que That’s all right não conseguiu o mesmo feito.


Como se trata de um clássico, muita gente fez uma regravacao, entre eles John Fogerty, Patsy Cline, Paul McCartney, Ray Charles, e até o baiano Raul Seixas. No box set Beatles Anthology, podemos ver uma reunião de Paul, George e Ringo tocando Blue Moon of Kentucky. Paul já havia gravado a música no seu acústico MTV, de 1991.


A versão de Raul Seixas é uma medley juntamente com Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Raul explicaria que Luiz Gonzaga e Elvis Presley foram influencias iguais na sua formacao musical e que Blue Moon of Kentucky e Asa Branca eram pra ele a mesma coisa.


A letra:

I said blue moon of Kentucky
keep on shining
Shine on the one that's gone and left me blue
I said blue moon of Kentucky
keep on shining
Shine on the one that's gone and left me blue

Well, it was on one moonlight night

Stars shining bright
Wish blown high
Love said good-bye
Blue moon of Kentucky
Keep on shining
Shine on the one that's gone and left me blue

Well, I said blue moon of Kentucky

Just keep on shining
Shine on the one that's gone and left me blue
I said blue moon of Kentucky
keep on shining
Shine on the one that's gone and left me blue

Well, it was on one moonlight night

Stars shining bright
Wish blown high
Love said good-bye
Blue moon of Kentucky
Keep on shining
Shine on the one that's gone and left me blue

Nao tendo o vídeo de Elvis, fica a somente o audio dessa gravação histórica:



Aqui, Scotty Moore com o ex-lider do Dire Straits, Mark Knopfler:



Aqui a versão com dois violões e bateria feita pelos 3 Beatles vivos em 1994, Paul, George e Ringo:



Geralmente, eu coloco três versoes diferentes, mas a critério de curiosidade, segue aqui a gravação de Raul Seixas, onde ele mistura com Asa branca. Só o audio:



No comments:

Post a Comment